Um dia na minha vida

Tuesday, April 15, 2008

Fadas anjos e sereias

O ciberespaço e a cibercultura estão intimamente ligada com as ciências sociais tal como a Sociologia está para a história, fazendo com que a haja desenvolvimento na nossa civilização e lavando a que haja um crescimento conforme vai havendo progressão na própria modernidade. O boom da Internet surge como um dos mais importantes acontecimentos do século XX. Com ela surge uma espécie de paraíso sem fronteiras onde as pessoas podem viajar livremente de um ponto para qualquer outro do planeta tendo assim uma sentimento de liberdade sem que lhes seja imposto praticamente nenhum limite.
O ciberespaço transforma-se desta maneira numa espécie de lenda onde a liberdade tem um papel principal, ganhando assim um espaço próprio na civilização, ou seja, passamos a ter uma espécie de item virtual do qual se cria dependência dado que neste não há qualquer tipo de controlo sobre a forma como as pessoas interagem entre si. Mas esta interacção é relativa pois as pessoas existem de uma maneira diferente do convencional, ou seja, o individuo deixa de existir passando a fazer parte de uma organização pois o ciberespaço resume em si tudo o que se modifica. Ao mesmo tempo acaba por ser uma vivência humana apesar de ser um pouco alternativo. Anjos, fadas e sereias são mitos que ligam o céu à terra, ou seja, acaba por nos enviar para qualquer coisa que já foi idealizada mas que não podemos tocar tal como o ciberespaço. Portanto criamos personagens utópicas de forma a que nos possamos tornar infinitos.
A procura de algo diferente acaba por ser o que faz mover este espaço onde não existem limites mas, também tem algumas desvantagens tal como a ausência de emoções e do nosso próprio corpo levando assim a que o nosso imaginário seja global.
Relativamente a esta globalidade consegue fazer com que deixe de haver distinções sociais à partida e fazendo assim com que por vezes haja uma interacção entre eles ou mesmo entre ajuda. Mas como se pode distinguir as realidades distintas ou mesmo a classe social de cada um derivado às experiências pessoais de cada um? O que leva a que o ciberespaço seja tão evoluído é as suas vias de comunicação, ou seja, a rede que adveio do mesmo o que faz com que a pessoa singular acabe por ser observador de si mesmo dentro da rede pois a interacção é o único meio de acção que existe dentro deste.
A duvida que existe na falta ou não de liberdade e a significação pessoal de cada pessoa individual, pois os nossos valores são diferentes conforme as nossas próprias vivências e experiências pessoais que dentro da própria rede deixam de fazer um pouco de sentido, pois em cibercultura tal não existe pois todos os tipos de vivências então em pé de igualdade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home